Evite estes 8 erros comuns de investimento
Acontece com a maioria de nós em algum momento ou outro: você está em um coquetel e “o fanfarrão” aparece no seu caminho se gabando de sua última jogada no mercado de ações. Desta vez, ele assumiu uma longa posição na Widgets Plus.com, a mais recente e maior empresa de marketing on-line de aparelhos domésticos. Você descobre que ele não sabe nada sobre a empresa, está completamente apaixonado por ela e investiu 25% de sua carteira na esperança de dobrar seu dinheiro rapidamente.
Você, por outro lado, começa a se sentir um pouco presunçoso por saber que ele cometeu pelo menos quatro erros comuns de investimento. Aqui estão os quatro erros que o fanfarrão residente cometeu, além de mais quatro para garantir.
1. Não entender o investimento
Um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, Warren Buffett , adverte contra o investimento em empresas cujos modelos de negócios você não entende. A melhor maneira de evitar isso é construir um portfólio diversificado de fundos negociados em bolsa (ETFs) ou fundos mútuos . Se você investir em ações individuais, certifique-se de entender completamente cada empresa que essas ações representam antes de investir.
2. Apaixonar-se por uma empresa
Muitas vezes, quando vemos uma empresa na qual investimos indo bem, é fácil se apaixonar por ela e esquecer que compramos as ações como um investimento. Lembre-se sempre, você comprou esta ação para ganhar dinheiro. Se algum dos fundamentos que o levaram a comprar a empresa mudar, considere vender as ações.
3. Falta de Paciência
Uma abordagem lenta e constante para o crescimento do portfólio renderá maiores retornos no longo prazo. Esperar que um portfólio faça algo diferente do que foi projetado para fazer é uma receita para o desastre. Isso significa que você precisa manter suas expectativas realistas em relação ao cronograma de crescimento e retorno do portfólio.
4. Muito giro de investimento
Turnover , ou entrar e sair de posições, é outro matador de retorno. A menos que você seja um investidor institucional com o benefício de baixas taxas de comissão, os custos de transação podem comê-lo vivo – sem mencionar as taxas de impostos de curto prazo e o custo de oportunidade de perder os ganhos de longo prazo de outros investimentos sensatos.
5. Tentando cronometrar o mercado
Tentar cronometrar o mercado também mata os retornos. Sincronizar com sucesso o mercado é extremamente difícil. Mesmo os investidores institucionais muitas vezes não conseguem fazê-lo com sucesso. Um estudo bem conhecido, “Determinantes do desempenho do portfólio” ( Financial Analysts Journal, 1986), conduzido por Gary P. Brinson, L. Randolph Hood e Gilbert L. Beebower, cobriu os retornos dos fundos de pensão americanos. Este estudo mostrou que, em média, cerca de 94% da variação dos retornos ao longo do tempo foi explicada pela decisão da política de investimento.1Em termos leigos, isso significa que a maior parte do retorno de uma carteira pode ser explicada pelas decisões de alocação de ativos que você toma, não pelo tempo ou mesmo pela seleção de títulos.
6. Esperando para se vingar
Empatar é apenas outra maneira de garantir que você perca qualquer lucro que possa ter acumulado. Isso significa que você está esperando para vender um perdedor até que ele volte à sua base de custo original. As finanças comportamentais chamam isso de “erro cognitivo”. Ao não perceber uma perda, os investidores estão, na verdade, perdendo de duas maneiras. Primeiro, eles evitam vender um perdedor, que pode continuar caindo até perder o valor. Em segundo lugar, há o custo de oportunidade do melhor uso desses dólares investidos.
7. Não diversificar
Embora os investidores profissionais possam gerar alfa (ou excesso de retorno sobre um benchmark ) investindo em algumas posições concentradas, os investidores comuns não devem tentar isso. É mais sensato manter o princípio da diversificação . Ao construir um fundo negociado em bolsa (ETF) ou carteira de fundos mútuos, é importante alocar a exposição a todos os espaços principais. Ao construir uma carteira de ações individual, inclua todos os principais setores. Como regra geral, não aloque mais de 5% a 10% para qualquer investimento.
8. Deixe suas emoções dominarem
Talvez o assassino número um do retorno do investimento seja a emoção. O axioma de que o medo e a ganância governam o mercado é verdadeiro. Os investidores não devem deixar que o medo ou a ganância controlem suas decisões. Em vez disso, eles devem se concentrar no quadro geral. Os retornos do mercado de ações podem variar muito em um período de tempo mais curto, mas, no longo prazo, os retornos históricos tendem a favorecer os investidores pacientes. De fato, durante um período de 10 anos, o S&P 500 apresentou um retorno de 11,51% em 13 de maio de 2022. Enquanto isso, o retorno acumulado no ano é de -15,57%.2
Um investidor regido pela emoção pode ver esse tipo de retorno negativo e entrar em pânico, quando na verdade seria melhor manter o investimento a longo prazo. Na verdade, os investidores pacientes podem se beneficiar das decisões irracionais de outros investidores.
Como evitar esses erros
Abaixo estão algumas outras maneiras de evitar esses erros comuns e manter um portfólio no caminho certo.
Desenvolva um plano de ação
Determine proativamente onde você está no ciclo de vida do investimento, quais são seus objetivos e quanto você precisa investir para chegar lá. Se você não se sentir qualificado para fazer isso, procure um planejador financeiro respeitável .
Além disso, lembre-se de por que está investindo seu dinheiro e ficará inspirado a economizar mais e poderá achar mais fácil determinar a alocação correta para seu portfólio. Modere suas expectativas aos retornos históricos do mercado. Não espere que seu portfólio o torne rico da noite para o dia. Uma estratégia de investimento consistente e de longo prazo ao longo do tempo é o que criará riqueza.
Coloque seu plano no automático
À medida que sua renda aumenta, você pode querer adicionar mais. Monitore seus investimentos. No final de cada ano, revise seus investimentos e seu desempenho. Determine se sua relação patrimônio/renda fixa deve permanecer a mesma ou mudar com base em onde você está na vida.
Aloque algum dinheiro “divertido”
Todos nós ficamos tentados pela necessidade de gastar dinheiro às vezes. É a natureza da condição humana. Então, em vez de tentar lutar contra isso, vá em frente. Separe “dinheiro de investimento divertido”. Você deve limitar esse valor a não mais que 5% de sua carteira de investimentos, e deve ser dinheiro que você pode perder.
Não use o dinheiro da aposentadoria. Procure sempre investimentos de uma empresa financeira respeitável. Como esse processo é semelhante ao jogo de azar, siga as mesmas regras que você seguiria nessa empreitada.
- Limite suas perdas ao seu principal (não venda opções de compra de ações que você não possui, por exemplo).
- Esteja preparado para perder 100% do seu investimento.
- Escolha e atenha-se a um limite pré-determinado para determinar quando você irá embora.
Conclusão
Erros fazem parte do processo de investimento. Saber o que são, quando você os comete e como evitá-los ajudará você a ter sucesso como investidor. Para evitar cometer os erros acima, desenvolva um plano cuidadoso e sistemático e cumpra-o. Se você deve fazer algo arriscado, reserve algum dinheiro divertido que você está totalmente preparado para perder. Siga essas diretrizes e você estará no caminho certo para construir um portfólio que proporcionará muitos retornos felizes a longo prazo.
Que tal começar a investir e transformar a sua vida? Conte com a Addere para te ajudar.
Fonte: investopedia
0 comentário